Na retomada do carnaval de rua, Contagem resgata raízes culturais

Crédito: reprodução/Angola Janga


 Evento conta com apresentação de blocos locais entre sábado e terça-feira de carnaval

 

Após anos e anos distantes da folia, as ruas de Contagem voltam a abraçar foliões e se preparam para um grande cortejo de quatro dias de carnaval. Entre 18 e 21 de fevereiro, a Passarela do Samba, no bairro Cinco, se transforma na casa da alegria e será preparada para receber apresentações artísticas para todas as idades.

O Carnaval de Contagem retorna num conceito de resgate. Isso porque a produção prepara um evento para trazer à tona a cultura e as raízes do município. Para tanto, a escolha das atrações contempla especialmente a apresentação de blocos nascidos na cidade, como Bloco Maria Baderna e o Bloco Carnavalescos dos Metralhas.

Toda a programação é gratuita, não carece de retirada de ingressos e o acesso é livre. Toda programação e atualizações acerca da rotina das eventualidades pode ser assistida na conta de Instagram @carnavalcontagem2023. Conforme a equipe de produção, a expectativa de público é de cerca de 15 mil pessoas.

Essa volta às origens do Carnaval de Contagem é uma missão para Vitor Gonzaga, produtor do evento. “Trazer o carnaval de rua à Contagem, para mim e para minha equipe, é muito mais do que fazer um evento para pessoas se divertirem. É um compromisso em apresentar a este povo uma tradição que estava se perdendo. A sensação é de que estamos trabalhando pela identidade da cidade, usando seu próprio povo para contar sua história através de arte e folia”, esclarece.

Dos pais para os filhos, o evento acolhe pessoas de qualquer idade. Isso porque haverá espaços adaptados para a diversão infantil, além dos palcos para apresentação dos blocos, bandas e Djs. O evento também é petfriendly e os pets também são bem-vindos neste cortejo.

E por falar em adaptação, a escolha da Passarela do Samba como lar também é uma referência que integra a ideia de valorizar a verdadeira Contagem, conta Vitor. “Escolhemos este local porque aqui é a rua nua e crua de nossa cidade. Por aqui, centenas de eventos e manifestações culturais e até políticas já deixaram suas marcas. Estando aqui, nos unimos a estes antepassados e ainda reforçamos o valor de Contagem”, salienta.

O Carnaval de Contagem é evento proporcionado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Cemig. A gestão é por conta da Pomar Cultural e a realização da Encruza Produções com apoio da Prefeitura de Contagem e Governo de Minas Gerais.

Programação – Carnaval de Contagem
Local: Passarela do Samba – 
R. José Pedro de Araújo, 962

 

Sábado, 18/02
10h –
 Abertura com DJ Menucci
10h30 – Transborda
12h – DJ Menucci
12h30 – Bloco do Boi
14h – DJ  Menucci
14h30 – Bloco Angola Janga
16h – Encerramento com DJ  Menucci

Domingo, 19/02
10h – Abertura com DJ Menucci
10h30 – Batucarte
12h – DJ Alguzto
12h30 – Bloco da Resenha
14h – DJ Alguzto
14h30 – Raxxta
16h – Encerramento com DJ Alguzto

Segunda-feira, 20/02
10h – Abertura com DJ Declie
10h30 – Bloco dos Metralhas
12h – DJ Declie
12h30 – Maria Maderna
14h – DJ Declie
14h30 – Flavinho
16h – Encerramento com DJ Declie

Terça-feira, 21/02
10h – Abertura com DJ Declie
10h30 – Bloco dos Batuqueiros
12h – DJ Declie
12h30 – Samba da Meia Noite
14h – DJ Declie
14h30 – Adriana Araújo

16h – Encerramento com DJ Declie 

Comentários

Postagens mais visitadas