Médico do Hospital Felício Rocho recebe medalha de prata na Olimpíada da Ortopedia e Trauma 2022

 

Thiago Baumfeld na O Trauma Research Olympiad 2022 (Crédito: arquivo pessoal)


Mais uma vez, a comunidade médica brasileira recebe um novo reconhecimento no exterior. Em dezembro, o médico ortopedista do Hospital Felício Rocho, Dr. Tiago Baumfeld, recebeu medalha na AO Trauma Research Olympiad 2022 (AO TRO), considerada a Olimpíada da Ortopedia e Trauma, a partir de seu trabalho de sua tese de doutorado.

A competição ocorreu em Davos, na Suíça, e foram mais de mil inscritos. Destes apenas 10 trabalhos foram selecionados para apresentação de um júri especializado que contemplava profissionais de todo mundo.
O nome do trabalho vencedor é “Comparação da neoligamentoplastia sintetica com parafusos transarticulares em um modelo cadaverico da fratura-luxação de Lisfranc”. Este estudo compara dois métodos de fixação para uma fratura no pé, que se chama fratura de lisfranc. Em resumo, essa é uma fratura que ocorre entre os ossos do tarso, que são os cuneiformes e os metatarsos, e quando essa lesão acontece, o paciente precisa se submeter a cirurgia para inserção de parafusos entre esses ossos.
“Minha tese certifica a validade de uma nova técnica que utiliza fitas de alta resistência pra poder fazer uma reconstrução mais fisiológica, menos agressiva, com melhor benefícios para os pacientes, permitindo a mobilidade residual dessa articulação e evitando a rigidez dessas articulações”, explica o especialista em tornozelo e pé.
É a primeira vez que um brasileiro alcança esse mérito. Para o médico, poder apresentar sua contribuição em um evento como o AO TRO e receber essa honraria com um projeto moderno e que pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas é de extrema importância.
“O sentimento é de gratidão, acima de tudo. É muito importante ter meu trabalho reconhecido mundo à fora, mas é extremamente gratificante saber que tantos profissionais tão gabaritados colaboraram muito para este resultado. O que posso dizer agora é obrigado e garantir que continuarei empenhado com o objetivo de cuidar de pessoas”, comemora o médico do Hospital Felício Rocho.

Comentários

Postagens mais visitadas